Results for 'Sofia Bulgarska Akademiia Na Naukite'

976 found
Order:
  1. Kratka istorii︠a︡ na bŭlgarskata filosofska misŭl.Mikhail Dimitrov Buchvarov & Sofia Bulgarska Akademiia Na Naukite (eds.) - 1973 - Sofii︠a︡: Partizdat.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  73
    Enciclopédia Mulheres na Filosofia: verbete Catharine Trotter Cockburn / Encyclopedia Women in Philosophy: Catharine Trotter Cockburn entry.Sofia Calvente - 2024 - Enciclopédia Mulheres Na Filosofía (Https://Www.Blogs.Unicamp.Br/Mulheresnafilosofia/).
    Esta es la entrada que preparé sobre Catharine Trotter Cockburn para la Enciclopédia Mulheres na Filosofía, de la Universidade Estadual de Campinas (Brasil). Es un panorama general de su vida y obra filosófica. This is the entry I wrote on Catharine Trotter Cockburn for the Encyclopedia Women in Philosophy, hosted by Campinas State University (Brasil). It presents an overview of her life and philosophical work.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  42
    Vučković Vladeta. Partially ordered recursive arithmetics. Mathematica Scandinavica, vol. 7 , pp. 305–320.Vučković Vladeta. Einführung von Σƒ und Πƒ in der rekursiven Gitterpunktarithmetik. German, with Bulgarian and Russian summaries. B′lgarska Akadémia na Naukité, Izvéstiá na Matématičéskiá Institut, vol. 6 , pp. 15–25. [REVIEW]R. L. Goodstein - 1963 - Journal of Symbolic Logic 28 (3):251-252.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  26
    Como duas mentes podem conhecer uma única coisa.Sofia Inês Albornoz Stein & Camila von Holdefer Kehl - 2023 - Cognitio 24 (1):e57240.
    “Como duas mentes podem conhecer uma única coisa” é um dos textos que Wil-liam James (1842-1910) pretendia reunir sob o nome de Ensaios sobre empirismo radi-cal, embora nunca tenha chegado a ver o projeto concluído. Trata-se da obra tardia do autor, quando este passou a desenvolver algumas das ideias que já se encontravam, em muitos casos de forma embrionária, no monumental Princípios de psicologia. “Como duas mentes podem conhecer uma única coisa” é um dos textos mais importantes desse esforço, uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  2
    Re-Cuperando a Inf'ncia: Abraçando Dimensões Temporais Alternativas Através da Filosofia Para Crianças.Sofia Boz - 2025 - Childhood and Philosophy 21:01-22.
    Essa proposta nasceu de uma experiência em uma escola de ensino médio e destaca as influências geradoras da Filosofia para Crianças (P4C) em jovens adultos. Primeiramente, discuto e dou exemplos de como o sistema escolar tradicionalmente não valoriza o aprendizado e o pensamento filosófico, reduzindo o processo à distribuição pré-embalada de respostas prontas. Essas formas de aprendizado, também conhecidas como modelo “bancário” de educação, desvalorizam as formas que as crianças têm de conhecer e estar no mundo. Essa postura pedagógica, entre (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  28
    Campreender a Mente e o Conhecimento.Sofia Miguens - 2009 - FL-UP.
    INTRODUÇÃO À TEORIA DA MENTE E DO CONHECIMENTO - PARTE II ( ASPECTOS HISTÓRICOS)76 Resumo: A história esquemática da teoria da mente e do conhecimento que a seguir se apresenta - necessariamente parcial na escolha ...
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  24
    Dennett, Millikan e o teleofuncionalismo.Sofia Miguens - 1998 - Revista Portuguesa de Filosofia 54 (3/4):467 - 509.
    Este artigo tem por tema a filosofia da psicologia. A psicologia é considerada como ciência natural e parte da biologia, herdando por isso os problemas epistemológicos desta, nomeadamente os que dizem respeito às explicações teleológicas. Na psicologia a questão teleológica torna-se no problema do conteúdo ou intencionalidade de estados mentais. Pressupõe-se na discussão que deve ser possivel uma ciência natural do mental e dessa entidade - o comportamento - apenas discernível no mundo fisico se olharmos para funções de sistemas. Mais (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Filosofia da Linguagem - uma introdução.Sofia Miguens - 2007 - Porto: Universidade do Porto. Faculdade de Letras.
    O presente manual tem como intenção constituir um guia para uma disciplina introdutória de filosofia da linguagem. Foi elaborado a partir da leccionação da disciplina de Filosofia da Linguagem I na Faculdade de Letras da Universidade do Porto desde 2001. A disciplina de Filosofia da Linguagem I ocupa um semestre lectivo e proporciona aos estudantes o primeiro contacto sistemático com a área da filosofia da linguagem. Pretende-se que este manual ofereça aos estudantes os instrumentos necessários não apenas para acompanhar uma (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  28
    Identidade Pessoal e Posição Original Rawlsiana.Sofia Miguens - 2003 - Revista Portuguesa de Filosofia 59 (1):139 - 170.
    Objectivo do presente artigo é, antes de mais, verificar qual a concepção de Identidade Pessoal na Posição Original pressuposta por Rawls em Uma Teoria da Justiça e também em Liberalismo Político. Embora Rawls defenda que a concepção de Identidade Pessoal de que a teoria da justiça necessita é neutra e abstracta, a autora do artigo procura, concretamente à luz da análise de três dimensões da Identidade Pessoal (cognitiva, metafisica e narrativa) na filosofia da mente e da acção, decidir se tal (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Para além dos argumentos.Sofia Miguens - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (1):120-132.
    A filósofa americana Cora Diamond, especialista em Frege e Wittgenstein, que os lê dando especial atenção à filosofia da linguagem, do pensamento, da lógica e da matemática, tem também coisas importantes a dizer, a partir da maneira wittgensteiniana de ver a filosofia, acerca de filosofia moral. Em particular, ela é fortemente crítica de uma certa forma de conceber a natureza da filosofia moral, muito comum hoje entre os filósofos analíticos, como exclusivamente centrada na acção e na decisão de agentes e (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  8
    Racionalidade.Sofia Gabriela Assis de Morais Miguens - 2004 - Campo das Letras.
    A questão da racionalidade, da avaliação do pensamento, é uma questão antiga e um terreno tradicional da filosofia - é difícil, ou mesmo impossível, nomear um filósofo que não tenha pensado sobre os princípios que guiam a forma como pensamos e agimos. O que é novo é a forma como essa avaliação pode e deve ser feita considerando dados da ciência cognitiva. O que se procura, de qualquer forma, com uma teoria da racionalidade é - (i) uma descrição ou caracterização (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  30
    What Some Philosophers Wouldn't Dream of Counting as Part of Their Job.Sofia Miguens - 2011 - Revista Portuguesa de Filosofia 67 (1):129 - 141.
    American philosopher Cora Diamond's view of the materials admissible in moral philosophy is bound to strike many analytic philosophers as too broad: they wouldn't dream of thinking of them (namely of literature) as 'part of their job'. This, of course, assumes a conception of the nature of the such job, one in regard to which Diamond expresses doubts of several kinds. In this paper I search for different reasons for those doubts and then try to make the connection clear between (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Amas na fotografia brasileira da segunda metade do século XIX.Sandra Sofia Machado Koutsoukos - forthcoming - Studium.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  11
    O problema da verdade em Kant.Sara Sofia Lúcio Vargas - 2015 - Griot : Revista de Filosofia 12 (2):32-49.
    O presente artigo visa elucidar como o problema da verdade surge em Immanuel Kant a par da pergunta pelo critério de verdade, bem como assinalar a predominância deste. É com base na resposta a esta questão que, quanto ao autor, poderemos evitar incorrer em círculos dos quais se tornaria impossível sair. O problema assoma em como saber qual o critério de verdade? As reflexões remetem-nos para Kritik der reinen Vernunft e Prolegomena zu einer jeden kün ftigen Metaphysik, die als Wissenschaft (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  17
    Sem máscaras: uma antologia dentro de casa, na quarentena | No More Masks: an antology from our homes, during the quarantine.Ana Laura Boeno Malmaceda, Alice Sant’Anna, Catarina Lins, Maria Lutterbach & Sofia Mariutti - 2021 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 3 (1):293-313.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  3
    Memórias e espelhamentos sobre “tornar-se negra” fazendo docência no ensino superior.Andressa de Sousa Santos Ferreira, Rosangela Janja Costa Araújo & Sofia Silva de Souza - 2024 - Odeere 9 (3):114-133.
    Este artigo apresenta memórias da experiência docente de uma jovem que se tornou negra na Universidade, reconfigurando assim a forma de se posicionar no mundo acadêmico e na vida pessoal. Os relatos são apresentados em forma de carta, um recurso metodologicamente criativo, conforme Figueiredo (2015), que aproxima a narrativa de acontecimentos em diálogo com autoras negras, preferencialmente. Ao relatar sua experiência, a autora toma a ideia de espelhos que se constroem e são construídos a partir de vivências acadêmicas. Ao utilizar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  36
    Only a whisper away. A philosophical view of the awake patient's situation during regional anaesthetics and surgery.Ann-Christin Karlsson, Margaretha Ekebergh, Annika Larsson Mauléon & Sofia Almerud Österberg - 2012 - Nursing Philosophy 13 (4):257-265.
    In this study the awake patient's intraoperative situation and experiences during regional anaesthetics and surgery are reflected upon by using the work of the French philosopher Maurice Merleau‐Ponty. Merleau‐Ponty's phenomenological idea of the body as being at the centre of the world highlights the patient's embodied position and bestows significance onto the body as a whole, as a lived body. A case, based on the findings from a previous interview study, is presented as a contextual starting point where a patient (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  18. Em defesa da linguagem pública.Ruth Garrett Milikan, L. N. Igansi, Sofia Stein & Luís Sander - 2015 - Filosofia Unisinos 16 (3):282-302.
    Em intervalos frequentes ao longo dos anos, o professor Chomsky vituperou tanto contra noções do senso comum quanto contra noções técnicas de linguagem pública ou “linguagem externalizada”, afirmando que elas são confusas, mal definidas ou desprovidas de qualquer interesse científico. Como cientista, ele somente estaria interessado na linguagem pública se ela fosse um “objeto real do mundo real” (Chomsky, 1993, p. 39), e não uma noção “artificial” e “arbitrária” (Chomsky, 1985, p. 26). Proponho articular tal noção de linguagem pública para (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  12
    Notas sobre o sentido da educação de Sofia no Emílio de Rousseau.Udo Baldur Moosburger - 2023 - Dissertatio 54:213-247.
    Apesar do que se lê comumente nas interpretações aferentes, a concepção rousseauana da educação de Sofia não é nem anômala, nem secundária nem puro reflexo da condição feminina em seu tempo. Rousseau concebe a educação de Sofia a partir de algumas teses antropológicas fundamentais, notadamente a de que a determinação do feminino não é trivial para uma concepção da natureza humana. Em particular, o elemento feminino do humano introduz na determinação deste último a característica de socialidade. A partir (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  43
    Experiment in the General Decision Problem.V. Ivanenko & V. Labkovskii - 2004 - Theory and Decision 57 (4):309-330.
    We consider an experiment that conducts observations on an uncertain parameter. Experiments observing a parameter with a stochastic uncertainty have been studied exhaustively and their characteristics have been described by many authors [see, e.g., De Groot, M. (1974), Optimal Statistical Decisions (Russian translation)]. In this article, we assume that uncertainty is generated by a mechanism which is “random in the broad sense” [a term introduced by Kolmogorov, A.N. (1986), in Probability Theory and Mathematical Statistics (in Russia), pp. 467–471]. Ivanenko, V.I. (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  4
    A Inscrição Do Sentido Ético Na Cultura, Em Lévinas.Sérgio A. J. Volkmer - 2009 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 1 (2):264-276.
    Para Lévinas, as formas do pensamento e os modos diversos de ser refletem o que há mais além do saber e do conhecimento: a relação fundamental que subjaz ao ser, e que parte do puro existir, do puro há, onde o ser ainda não é tematizado. A filosofia como sistematização é o prenúncio do ser-para-a-morte, que se compraz com chegar ao fim, não aberto ao infinito do totalmente outro. Lévinas procura trazer o que está por trás da filo-sofia, ou (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. O Problema da Hipótese na Linha Dividida da República de Platão.Weriquison Simer Corbani - 2025 - Sofia 14 (1):14147534-14147534.
    Ao lançar a imagem da Linha, no Livro VI da _República_, Sócrates diz que a alma passa por quatro estágios de investigação: suposição (εἰκασία), crença (πίστις), pensamento discursivo (διάνοια) e inteligência (νόησις). No terceiro estágio, embora a investigação já trate da hipótese das Formas, o tipo de operação intelectual que encontramos aí não permite avançar para o próximo, correspondente à Forma do bem. Isso ocorre porque pela via do pensamento discursivo, que envolve processos lógicos, não é possível alcançar o “princípio (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  1
    Considerações sobre o “eu” na Fenomenologia de Investigações Lógicas.Flávio Vieira Curvello - 2024 - Sofia 13 (2):13246224-13246224.
    O presente artigo visa considerar as teses de Husserl acerca do “eu” na primeira edição das _ Logische Untersuchungen _. Se nos desdobramentos transcendentais de seu pensamento, a ideia de um “eu puro” assume relevância decisiva, nas origens da Fenomenologia deparamo-nos com sua expressa rejeição. Em um exame concreto dos únicos dados que poderiam ser fenomenologicamente reconhecidos como um “eu”, Husserl introduz as noções de um “eu empírico”, por um lado, e de um “eu como unidade fenomenológica de vivências”, por (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Nilismo e ressentimento na terceira dissertação da Genealogia da Moral.Antonio Paschoal - 2020 - Sofia 8 (2):219-231.
    No prefácio da Genealogia da moral, Nietzsche anuncia que a terceira dissertação daquele livro consiste na interpretação de um aforismo. O aforismo em questão diz respeito ao perigo que representa para o homem a falta de sentido para o sofrimento e também às soluções adotadas no Ocidente para enfrentar esse perigo. De fato, a formulação daquele aforismo corresponde a um desdobramento da seção final de O mundo como vontade e representação, de Schopenhauer. Assim, a compreensão da interpretação que se segue (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Emoções e construção social: ainda há lugar para o socioconstrutivismo na filosofia das emoções?Felipe Nogueira de Carvalho & Sabrina Ferreira - 2023 - Sofia 12 (2):e12243351.
    Na década de 1980, um programa de pesquisa se popularizou no campo da filosofia e psicologia das emoções. Esse programa, denominado construcionismo social, afirmava que emoções eram produtos de fatores sociais e não poderiam ser compreendidas em um vocabulário adaptacionista. No entanto, ao longo do tempo essas teorias perderam grande parte de sua força e popularidade, e praticamente desapareceram da filosofia das emoções contemporânea. O objetivo do presente artigo será diagnosticar esse predicamento, e perguntar se o construcionismo social ainda poderia (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  1
    Os sentidos fenomenológicos da verdade na 6ª Investigação Lógica.João Marcelo Silva da Rocha - 2024 - Sofia 13 (2):13246234-13246234.
    Este artigo objetiva expor e analisar os diferentes sentidos do conceito de verdade delineados por Edmund Husserl na 6ª _Investigação Lógica_. Inicialmente, aborda-se a concepção tradicional de verdade enquanto correspondência em seus aspectos mais fundamentais. A seguir, examina-se como essa ideia de adequação, reinterpretada fenomenologicamente a partir da estrutura intencional do preenchimento, orienta a reflexão husserliana ao conceito de evidência e, por sua vez, como essa análise conduz à tematização do conceito de verdade, uma vez que Husserl define a verdade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Sobre os elementos da articulação entre ética e estética na filosofia de Schopenhauer.Anerson Gonçalves de Lemos - 2019 - Sofia 7 (2):181-200.
    O presente artigo tem como tema a relação entre a ética, a teoria estética e a filosofia da arte de Schopenhauer. Analisaremos essa questão buscando explicar os elementos envolvidos no processo de aproximação e comunicação entre esses âmbitos, examinando a discussão sobre o tema nos principais teóricos e obras do filósofo. Daremos os seguintes passos: em primeiro lugar, evidenciaremos o papel preponderante da ética dentro do sistema filosófico de Schopenhauer, mostrando que ela é uma importante referência para as demais questões (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Schopenhauer e a Pessimismus-Frage: A influência da filosofia schopenhaueriana durante a controvérsia sobre o pessimismo na filosofia alemã do final do século XIX.Daniel Quaresma Figueira Soares - 2019 - Sofia 7 (2):252-274.
    A fim de celebrar o bicentenário da publicação d´ O mundo como vontade e representação, rememoraremos uma polêmica de grandes proporções na filosofia alemã ao final do século XIX: a Pessimismus-Frage. Originada pela recepção da filosofia schopenhaueriana, essa polêmica suscitou – sobretudo após a morte de Schopenhauer - extensos debates entre os partidários do pessimismo filosófico e seus críticos. Iniciaremos descrevendo algumas características do horizonte intelectual alemão da época. A seguir, apresentaremos traços do pensamento de três representantes da chamada escola (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. O sujeito, o prazer e o gozo na pós-modernidade uma leitura a partir de Montaigne e Freud.Fabiano de Mello Vieira & Rogerio Miranda de Almeida - 2019 - Sofia 7 (2):305-321.
    Estas reflexões se propõem analisar a questão do sujeito e suas relações com o prazer, o desprazer e o gozo na pós-modernidade a partir das perspectivas de Montaigne e Freud. Com efeito, estes dois exploradores da mente e do comportamento humanos revelam várias similitudes entre si, apesar dos mais de trezentos anos que os separam e das diferenças de método de que se serviram para elaborarem suas descobertas. Montaigne centra suas análises sobre os motivos e os móbeis do agir humano (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. O conceito de experimentação na filosofia de Gilles Deleuze.Christian Fernando Ribeiro Guimarães Vinci - 2019 - Sofia 7 (2):322-342.
    Esse artigo abordará o conceito de experimentação presente no pensamento de Gilles Deleuze, mormente em suas obras escritas em parceria com Félix Guattari. Defendemos que, ao longo de Capitalismo & Esquizofrenia, o termo experimentação aparecerá de maneiras distintas nos dois tomos constitutivos da coleção. Em O Anti-Édipo, tal conceito restaria refém de certas discussões deleuzianas sobre arte, tal qual aquelas que tomaram corpo no livro Proust e os signos, de 1964. Ao longo da década de 1970, porém, após as leituras (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. A restituição do espetáculo do mundo na arte: dimensões ontológicas da percepção, expressão e instituição nos ensaios de Merleau-Ponty sobre pintura.Gabriel Herkenhoff Coelho Moura - 2022 - Sofia 11 (2):p. 1-25.
    Ao longo da trajetória intelectual de Merleau-Ponty, as reflexões sobre arte cumprem um papel crucial em sua preocupação de restituir o espetáculo do mundo, através da volta ao brotamento do sentido do ser na experiência antepredicativa do ser humano dada na percepção. Um sinal disso é que, em cada um dos momentos de seu pensamento, ele escreveu um ensaio no qual o tema central é a contribuição da expressão artística para uma reflexão filosófica interessada na abertura humana corporal no mundo. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. A consciência como uma percepção do mental e o estatuto dos fenômenos mentais inconscientes na perspectiva de David Armstrong.Tárik de Athayde Prata - 2019 - Sofia 8 (1):199-220.
    O artigo examina a teoria de David Armstrong sobre a consciência e sua concepção do inconsciente. Após uma discussão do caráter anti-cartesiano dessa teoria, são discutidas as noções de consciência mínima e consciência perceptiva, bem como o conceito de consciência introspectiva, que é o mais importante para Armstrong. A conclusão é que, apesar do valor explicativo dos seus conceitos de consciência, Armstrong defende uma perspectiva insatisfatória a respeito do inconsciente, pois essa perspectiva não dá conta da real influência do inconsciente (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Angústia de consciência: maldade e redenção, estética e ética na filosofia de Arthur Schopenhauer.Oswaldo Giacoia Junior - 2019 - Sofia 7 (2):161-180.
    A partir de uma aproximação com a filosofia de Kitaro Nishida, este artigo reflete sobre a relação entre ética e estética no sistema de pensamento de Arthur Schopenhauer, por meio do tratamento de uma difícil questão apresentada em sua filosofia prática: a transição da maldade extrema – a Schadenfreude – para a autonegação da vontade de viver. Trata-se de um problema que implica a distinção entre vivência estética, ética, religião e ascese, e suscita a possibilidade de uma figura radical da (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Nauchnoto razvitie--formi i mekhanizmi.Svetla Taseva & Ëtìsentæur Po Naukoznanie Naukite) (eds.) - 1989 - Sofii︠a︡: Izd-vo na Bŭlgarskata akademii︠a︡ na naukite.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. (2 other versions)Međunarodna filozofska olimpijada.Bruno Curko - 2008 - Metodicki Ogledi 15 (1):115-135.
    Prva Međunarodna filozofska olimpijada održana je 1993. godine u Bugarskoj na inicijativu Odjela za filozofiju Sveučilišta u Sofiji. Otad se neprekidno održava svake godine u mjesecu svibnju u jednoj od država sudionica. Olimpijada se održava pod patronatom najveće međunarodne asocijacije filozofskih društava FISP, uz suradnju s UNESCO-ovim Odjelom za humanističke znanosti, filozofiju i etiku znanosti i tehnologije. Osim same popularizacije filozofije, ciljevi IPO-a su poticanje na kritičko, radoznalo i kreativno mišljenje, promicanje filozofskog mišljenja u znanosti, umjetnosti i društvenom životu, promišljanje (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  37
    Ioannis Scylitzae Synopsis Historiarum. Кώδιϰας Vitr. 26–2 της Έθνιϰης Вιβλιοθήϰης της Мαδϱίτης (Πανομοιότυπη εϰδοση). Codex Matritensis graecus Vitr. 26–2 (Facsimile edition). Еπιστημονιϰη επμέλεια Άγαμέμνων Тσελίϰας/Scientific consultant Agamemnon Tselikas. Athen, Мίλητος 2000. Facsimile-Band der Handschrift mit begleitendem Beiband (254 S. ) – Vasiliki Tsamakda, The illustrated chronicle of Ioannes Skylitzes in Madrid. [REVIEW]Peter Schreiner - 2005 - Byzantinische Zeitschrift 97 (1):256-260.
    Der einzige aus Byzanz erhaltene (fast) vollständig illustrierte Historikertext ist nun endlich durch eine Facsimile-Ausgabe in Originalgröße der Forschung zugänglich, während das Original leider für immer dem Tresor anvertraut wurde. So war es dem Rezensenten auch nicht möglich, die farbliche Qualität der Ausgabe mit dem Original zu vergleichen. Auf diese Weise stehen nun auch alle Textteile und die verschiedenen Randscholien (die in der Ausgabe von Thurn nicht vermerkt sind) der paläographischen und kodikologischen Forschung zur Verfügung. Ein Rückgriff auf die Illustrationen (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  27
    Arte, técnica y oficio en metal. Herrería artística en el patrimonio arquitectónico de Montevideo, 1780-1950.Sofía Aguiar, Ernesto Beretta, Miriam Hojman, Valentina Marchese, Gianella Mussio, Leticia Olivera, Tatiana Rimbaud, Carola Romay & Verónica Ulfe - 2021 - Astrolabio: Nueva Época 27:154-192.
    Este artículo sintetiza algunos aspectos del proyecto “Hierro y bronce. Criterios para la valoración y conservación de la herrería artística en el patrimonio arquitectónico del Uruguay”[i], cuyo objetivo es establecer los atributos patrimoniales de los elementos ornamentales metálicos asociados a fachadas del patrimonio arquitectónico nacional y contribuir a su difusión, puesta en valor y conservación. A lo largo de la investigación se abordan los aspectos socioculturales, artísticos, formales, técnicos y, por último, los relativos al deterioro de estos elementos y las (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Problema cheloveka v sovremennoĭ filosofii.Irena Fedorovna Balakina & Akademiia Nauk Sssr (eds.) - 1969 - Moskva,: Nauka.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Print︠s︡ip dopolnitelʹnosti i materialisticheskai︠a︡ dialektika.Lev Borisovich Bazhenov & Akademiia Nauk Sssr (eds.) - 1976 - Moskva: Nauka.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  81
    Naturalism and Constructivism in Metaethics.Sofia Bonicalzi, Leonardo Caffo & Mattia Sorgon (eds.) - 2014 - Cambridge: Cambridge Scholars Publishing.
    In this collection of essays, several authors, belonging to different generations and philosophical traditions, discuss ample ethical and metaethical issues together with their relations to questions of applied ethics. The volume provides a wide account of some of the main topics in these fields, thus dealing with nearly everything that human beings hold as valuable. -/- Expert scholars and young researchers contribute to this virtual symposium, reframing the current philosophical debates about the definition and the history of the concept of (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Zakonomernosti razvitii︠a︡ i metody poznanii︠a︡ sovremennoĭ nauki.Minsk Akademiia Navuk Bssr, Marina Kazimirovna Buslova, Dmitrii Ivanovich Shirokanov & Aleksei Kliment Evich Maneev (eds.) - 1978 - Minsk: Nauka i tekhnika.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Karl marks o gosudarstve i prave.Viktor Mikhailovich Chkhikvadze & Akademiia Nauk Sssr (eds.) - 1968 - [Moskva,: "I︠U︡rid. lit.,".
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Gegelʹ.Andrei Trofimovich Dvortsov & Akademiia Nauk Sssr - 1972 - Moskva,: "Nauka,".
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Zhan Zhak Russo.Andrei Trofimovich Dvortsov & Akademiia Nauk Sssr - 1980 - Moskva: Izd-vo "Nauka".
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Gegelʹ i filosofii︠a︡ v Rossii: 30-e gg. XIX v.-20-e gg. XX v.: [sbornik stateĭ.Vasilii Evgrafovich Evgrafov & Akademiia Nauk Sssr (eds.) - 1974 - Moskva: Nauka.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Shkoly v nauke.S. Mikulinskii, Akademiia Nauk Sssr & Akademie der Wissenschaften der Ddr (eds.) - 1977 - Moskva: Nauka.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  47. Problemy filosofskoĭ podgotovki molodykh nauchnykh kadrov.V. I. Morozov & Akademiia Nauk Sssr (eds.) - 1985 - Moskva: Nauka.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  7
    Studi di filosofia medioevale.Sofia Vanni Rovighi - 1978 - Vita e Pensiero.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Dzhordano Bruno i inkvizit︠s︡ii︠a︡.Valentin Rozhitsyn & Akademiia Nauk Sssr - 1955 - Izdatel Stvo Akademii Nauk Sssr.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Dialekticheskie protivorechii︠a︡ v prirode.Mikhail Nikolaevich Rutkevich & Akademiia Nauk Sssr (eds.) - 1967 - Moskva: Nauka.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 976